CORAÇÃO: CULPADO OU INOCENTE?

Alterações na ausculta cardíaca e avaliação radiológica da silhueta cardíaca, especialmente nos pacientes pediátricos, estão entre os principais motivos para encaminhamento ao especialista.

“Coração: culpado ou inocente?” é um curso de imersão, elaborado por cardiologistas pediátricas para oferecer aos pediatras, residentes e alunos de medicina ferramentas diagnósticas que possibilitem a identificação dos parâmetros de normalidade do exame clínico do aparelho cardiovascular, do traçado eletrocardiográfico e da radiografia de tórax.

Conteúdo

1. Semiotécnica e interpretação do exame clínico cardiovascular
- conceitos básicos de fisiologia
- ciclo cardíaco
- Pressão arterial
- parâmetros normais da palpação do tórax anterior
- pulso arterial e venoso
- ausculta cardíaca

2. Exame eletrocardiográfico
- eletrofisiologia cardíaca
- formação e análise do traçado eletrocardiográfico
- padrão de normalidade

3. Radiografia de tórax
- avaliação da técnica radiográfica
- silhueta cardíaca
- fluxo pulmonar

 

 

Data: 03/08/2019
Vagas: 25 (vinte e cinco) vagas
Local: Rua Piauí, 345/ sala 804- Santa Efigênia

Carga horária: 10 horas.

Valor do investimento: Participante R$ 300,00 (trezentos reais)

Aulas expositivas ministradas por médicos com experiência em cardiologia pediátrica.
Exercícios de fixação do tema após cada bloco apresentado.
Discussão de casos clínicos.

Adriana Furletti Machado Guimarães Graduação em Medicina pela UFMG
Residência Médica em Pediatria e Cardiologia Pediátrica pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Título de especialização de pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Instrutora do curso de especialização em ecocardiografia pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Ciências da Saúde pela UFMG. Cardiologista e ecocardiografista pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG e da Maternidade Odete Valadares.

Roberta da Silva D'Alessandro Tonello, Graduação em Medicina pela UFMG
Residência Médica em Pediatria. Especialização em Terapia Intensiva e Cardiologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Título de especialização de pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de especialização em Terapia Intensiva Pediátrica pela AMIB. Instrutora do Curso PALS – Polo Belo Horizonte, Sociedade Mineira de Pediatria. Pediatra intensivista do CTI pediátrico do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sandra Regina Tolentino Castilho , Graduação em Medicina pela UFMG
Residência Médica em Pediatria e Cardiologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Título de especialização de pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Coordenadora e instrutora do curso de especialização em ecocardiografia pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Ciências da Saúde pela UFMG. Cardiologista e ecocardiografista pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Vila da Serra e Hospital Dia Maternidade Unimed

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de formulário online.

Política de cancelamento

Cancelamento de inscrição por iniciativa do aluno
O aluno tem um prazo de até 07 (sete) dias, contados da data da sua inscrição, para exercer o direito de arrependimento, podendo a inscrição ser cancelada neste período, sem ônus para o aluno, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

O aluno que optar pelo cancelamento da inscrição em até 30 (trinta) dias antes da data de início do curso terá direito à devolução do valor pago, desde que formalizado por e-mail. Desistência entre 20 (vinte) a 29 (vinte e nove) dias, acarretará em uma multa de 20% (vinte por cento), entre 10 (dez) e 19 (dezenove) dias, 30% (trinta por cento) e de 0 (zero) a 9 (nove) dias não haverá reembolso do valor pago.

A restituição do valor pago acontecerá em até 30 (trinta) dias após a solicitação.

Se a desistência ocorrer durante a realização do curso, não haverá restituição ao aluno. Porém, em casos excepcionais, ficará a critério da administração do CTM a avaliação e deliberação sobre a eventual devolução, bem como o seu percentual – nunca inferior a 50% (cinquenta por cento) - em caso de aceitação da justificativa.

Caso o participante não se manifeste formalmente, por e-mail, sua desistência ou ausência no curso será caracterizada como abandono e não haverá reembolso do valor pago.  

Cancelamento de inscrição por iniciativa do CTMédico
O CTMédico se reserva no direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito mínimo de número de alunos inscritos ou por outro motivo de força maior.

Em casos de cancelamento por iniciativa do CTMédico, fica assegurado ao aluno o direito de, a seu critério, receber a devolução integral do valor já pago ou garantir uma vaga para o próximo curso, sem nenhum outro encargo para o aluno.

*Importante: Como o CTMédico não reembolsa e não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido gastos pelo aluno no caso do cancelamento ou adiamento de algum curso, como por exemplo: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, alimentação, entre outras, é importante o aluno confirmar a realização do curso até 15 (quinze) dias antes do início das aulas, antes de se comprometer com eventuais despesas.  

Pelo email contato@centrodetreinamentomedico.com.br
Roberta Tonello (31) 98801-9059

Em breve.

Entre em contato

Email: contato@centrodetreinamentomedico.com.br

Rua Piauí, 345 - sala 804, Santa Efigênia
Belo Horizonte - Minas Gerais | Brasil
Cep: 30150-320

Tem interesse de fazer cursos em sua cidade?